domingo, 11 de dezembro de 2016

Onde não puderes ser de boas, não te demores...

Quando eu crio carinho por alguém não importa o tempo que passe, o carinho fica. Mesmo que esse alguém vá embora e que a amizade não esteja mais presente.
Muitas vezes minha memória brinca de trazer os bons momentos à tona. Quando uma música toca, quando um perfume corta o ar, ou simplesmente porque na vitrine tem uma roupa que "é a cara de fulana". E junto dessas memórias vem a saudade.
Sempre que algo me lembra alguém que eu gosto eu compro presente, eu mando mensagem, eu mando foto, eu procuro mesmo. O velho amigo, o novo amigo, o vizinho, o ex namorado, o ex colega de apartamento... Porque acho gostoso saber que tu é lembrado com carinho por alguém, mesmo quando faz anos que os caminhos não se cruzam mais. E fico realmente feliz quando alguém fala que viu certa coisa e lembrou de mim, ou que sente saudade.
Eu entendo que é saudade das coisas boas, de algum momento bom, ou simplesmente do som que a risada do outro faz. Saudade, e não vontade reviver toda aquela amizade, ou rever a pessoa em sí.
Saudade da amizade que talvez existiu. Amizade essa que talvez não exista mais, mas que deixou sua marca o suficiente para ainda mesmo depois de um tempo ser lembrada com carinho.
Mas nem todos entendem isso. Nem todos vivem a leveza de deixar o ego no bolso, carregar consigo o que foi bom e ser gentil com quem lhe é gentil.
Você manda algo doce e sincero e o outro não vê isso como um gesto de carinho no qual o outro lembrou com alegria dele, ele vê como um gesto "fraco" e faz disso uma oportunidade para ser rude, indiferente e às vezes até cruel com quem estava ali de coração leve.
Com o tempo a gente aprende a filtrar as pessoas que devem permanecer na vida da gente e as que jamais deveriam ter entrado. Aprende a ver de longe quem está ali porque gosta de ti, e quem está ali porque tu oferece naquele momento o que ele precisa.
Mas às vezes você se engana e só percebe que o outro não é tão de boas quando é magoado por ele.
Tá tudo bem.
Nem todo mundo pensa como você.
Nem todo mundo vai gostar de você como você gosta dos outros.
É normal.
Acontece.
Respira fundo.
Solta o ar devagar.
E deixa essa pessoa no passado.
Quando os bons momentos vierem ao pensamento outra vez você diz a eles "realmente, esse dia foi ótimo" e trata essa memória como se trata um sonho bom. Guarda com carinho, guarda pra ti.
Não procura quem não está disposto a te tratar bem, porque estar perto de quem te faz mal é desamor.
E por mais que o outro não seja leve como você, não vale a pena guardar tristezas e mágoas no peito.
Pesos desnecessários causam dores desnecessárias e um coração leve é um coração feliz.

Um comentário:

What do you think?