segunda-feira, 1 de março de 2010

Sonho Nosso de Cada Dia (Parte I)...

Sonhar é acordar-se para dentro." Dizia Mario Quintana.
Pensando nisso, ao ler “o Livro dos Sonhos” de Jack Kerouac, comecei a devagar sobre os tipos de sonhos que temos...

... sonhos lúcidos, onde a pessoa consegue controlar o que está acontecendo. Fica rico, voa, adquire super-poderes e o que mais tiver vontade, afinal, ele sabe que é um sonho e que é ele quem manda...

...Pesadelos, onde entram todos os tipos de monstros e fantasmas que você possa imaginar. Sonhos sobre o apocalipse, ou com demônios que o perseguem até encurralarem você num box do banheiro e sua mãe lhe alcançar um faca para que você corte fora a cabeça deles...

...Sonhos previsíveis, estes são tão interessantes, já tive alguns assim. Minha prima tem este tipo direto e sempre acerta na mosca. Uma vez sonhou que a porta de um carro abriu e o bebê de uma amiga nossa havia caído, no mesmo dia nossa amiga telefona dizendo que havia perdido o bebê (aborto). Meu amigo me falou certa vez: “sonhei que estavam caindo meus dentes e de manhã meu cachorro 'acordou' morto, outra vez eu sonhei também que só um dente meu caia e no outro dia eu levei um soco na boca”...

...Sonhos repetitivos, estes são estranhos. Minha bisavó sonhava toda a noite que fugia de cachorros correndo pela rua, foi até uma mulher e esta lhe falou que tomasse água antes de dormir. E a corrida dos cachorros cessou...

...Sonhos criativos, estes são meus preferidos. Talvez porque estes sejam os mais engraçados e os mais freqüentes que tenho. Nunca fazem sentido realmente, coisas mudam de lugar e de cenário e as coisas mais absurdas fazem todo o sentido na hora. Uma vez sonhei que estavam dando uma festa numa casa de madeira onde se matavam vacas, estava eu nesta festa e pelas paredes propagandas de cigarros, cigarros que eram feitos das vacas que se matavam ali (Na hora fez todo o sentido, ora, coisa mais normal do mundo cigarros de vacas).

Ah, como é bom sonhar…

Um comentário:

  1. Éhhh, precisas ler o a Interpretação dos Sonhos de Freud...

    http://fundamentosfreud.vilabol.uol.com.br/sonhos.html

    Dica do dia ;)

    ResponderExcluir

What do you think?