domingo, 8 de maio de 2011

Motivação Intrínseca...

“A motivação do ser humano é algo intrínseco” - já dizia minha professora de comportamento organizacional na faculdade.

É uma coisa única em cada um que nos leva fazer muitas vezes coisas que não queremos para atingir o objetivo desejado.

Comecei a pensar nisso após um episódio com um amigo.

Um amigo meu, ao final de uma folia de dois dias, vinha junto de mais uns dois amigos comentando sobre os corpos que tinha pegado. Dentre um deles percebeu-se uma careta de nojo que ele fez ao comentar.

Eu perguntei - Mas por que tu ficou com a gorda então? Pra tirar o azar? - E ele me respondeu mais, ou menos o seguinte:

“Estava eu na minha no primeiro dia de carnaval quando chegou uma guria em mim e disse - tu parece um viadinho. -E eu cheguei perto dela dei uma cafungada forte e disse - cheeeiro de baranga.

Tá, ai no segundo dia eu to dançando tranqüilo e chega uma gorda, mas UMA GORDA horrível e fala - tu parece um viadinho dançando. - Ai eu me irritei e falei - vem cá que tu vai ver o viadinho!

E grudei a gorda.”

Certamente por pior que tenha sido a sua experiência, para ele valeu a pena porque ele conseguiu alcançar o seu objetivo.

Nada neste mundo vem de graça. Sempre foi assim.

Mesmo assim, por mais que eu pare para imaginar, não consigo entender essa necessidade de auto-afirmação que os homens têm. A necessidade de não ser passado para trás por nada nem ninguém.

Alguns poderiam interpretar essa historia por outro prisma, como aquelas pessoas que precisam mostrar pros outros quem realmente são. Aquelas pessoas que se importam com a opinião alheia.

Eu prefiro pensar que foi a motivação intrínseca.

Um comentário:

  1. Cada um com suas motivações haha a fase de afirmação passa! A gente acha que é 'auto-afirmação' provar o contrário do que as pessoas pensam. Mas isso é só uma forma de se afirmar perante a críticas. Auto-afirmação vem depois de um tempo.. quando tu TE aceitou e não precisa mais mostrar o quanto é bom.. nem para os que criticam, muito menos pra você querendo ultrapassar os próprios limites ;D um dia ele aprende haha por enquanto vai fazer mta coisa escrota querendo provar que é melhor que isso.

    ResponderExcluir

What do you think?