terça-feira, 21 de junho de 2011

Rotulando...


-->
Os dias vêm e vão e sempre, mais cedo ou mais tarde, nos defrontamos com a palavra compromisso.
Os relacionamentos, quase sempre, começam com um encontro casual. Então os dois ficam, um procura o outro um tempo depois, ficam de novo e de novo... Começam a se ver uma vez no mês, uma vez a cada 15 dias, uma vez por semana e então ele começa a visitar sua casa. Primeiro ele vai levar a toalha e o shampoo, lá pela terceira visita ele vai esquecer a toalha na sua casa, depois ele já nem vai levar mais a toalha e aí a coisa vai ta perdida.
Geralmente só depois que todos já os rotulam como namorado da Fulana, namorada do Ciclano que os dois resolvem que vão, de fato, oficializar.
Conversando estes dias com uma amiga ela me disse que queria muito namorar. Eu lhe perguntei o porquê daquela agonia toda já que os dois estavam tão bem juntos e ela me respondeu “Ingrid, eu preciso de um rótulo”.
Sempre achei isso idiota, essa ânsia por um status. Se a pessoa está contigo, ela tem que estar porque você basta a ela. Se não, fique sozinho. Não dê falsas esperanças a quem gosta de você, não enrole. Simples assim.
Tenho para mim que o que a maioria das mulheres busca quando começa um relacionamento é segurança, por isso essa ânsia pelo compromisso sério. Partindo do principio que os dois não tem nada um com o outro e que ele não pertence a ninguém, também se pode ter a idéia de que ele pertence a quem ele quiser e quando ele quiser. Isso assusta.
Conforme o sentimento vai aumentando você, inevitavelmente, cria um laço um tanto possessivo com o outro, como se este fosse uma propriedade. E se não há nada entre os dois isso gera insegurança.
Muitas pessoas ficam tão obcecadas pelo compromisso sério que esquecem que isso não tem, de fato, serventia alguma. Ao invés de valorizar o namoro, o casamento, tem que se valorizar o sentimento.
Se a pessoa é importante para você, não interessa o que ela pareça ser pros outros. Valorize o que sente por ela, faça valer a pena e pronto.
Verdade seja dita, a oficialização de algum relacionamento serve pura e simplesmente para alertar os desavisados. Serve para evitar ligações à noite, ou mensagens de outras pessoas dizendo “saudades de você”, mais todo e qualquer outro tipo de constrangimento que possa vir a acontecer.
As pessoas têm que começar a enxergar que o valor não está no rótulo, está no interior do pote.
Terminei um namoro porque a pessoa dava muito valor ao compromisso sério, mas só para isso.
Combinemos que pedir um tempo para ficar como outras pessoas porque, legalmente, isso não seria traição e depois pedir pra voltar é o fim da picada. Claro, dali duas semanas quando pediu para voltar disse não ter traído ninguém. Mas havia traído, ao invés disso o sentimento, algo que considero infinitamente mais importante.
O dia em que as pessoas perceberem que um rótulo vem apenas para somar-se a algo que já está bom, elas vão se sentir bem melhor em suas relações.
A segurança tem que estar no relacionamento, na consideração pelo sentimento, no carinho e no respeito. Não num status do Facebook.

Um comentário:

  1. Um grande romance começa quando as duas almas se encontram e pronto. Não tem mistérios, não existe uma formula secreta para dar certo. Apenas duas almas que vivem o momento. Isso mesmo viver o momento, sorria, seja autentica, sem medos, sem freios bobos. "O pior é se arrepender do que não foi feito do que seguir em frente depois de tentar"

    Enquanto valer apenas ...go ahead!

    bjs prima rs...adorei seu blog. me inspirou!!
    Parabéns..continue escrevendo. Angela Melo

    ResponderExcluir

What do you think?