terça-feira, 10 de janeiro de 2012

E Porque Não?...

A sociedade criou padrões ridículos para serem seguidos. Hoje em dia parece que todas as mulheres que quiserem fazer sucesso devem ser gostosas e ter o cérebro do tamanho de uma ervilha.
Os parâmetros que, na maioria das vezes, temos através dos programas de audiência são Panico na TV, Legendários, na época de férias BBB, etc. Combinamos que com estes padrões como fonte de informação não é difícil desviar pobres mentes do caminho mais difícil.
Esses dias eu estava na casa de uns amigos e eles estavam assistindo um tal de "Tudo é possível".
De repente apresentando uma matéria aparece uma guria, a Dani Bolina, que era Panicat num programa da Rede TV, daí recebeu um convite pra participar de um reality show da Record e não avisou ninguém, ou algo assim, sei que ela foi parar na Rede Record.
Quando começou a rodar a matéria, um dos garotos fez uma reclamação.
Não me recordo plenamente das palavras dele, mas ele questionava com veemência “o que é que aquela mulher queria fazendo reportagem?”. Ele dizia que ela não servia pra isso, pois ela era uma reles Panicat (burra).

Eu olhei para ele e disse “E porque não? Só porque ela era Panicat ela está fadada a nunca mais fazer outra coisa da vida?”

Concordo que a reportagem não parecia ter relevância alguma para a vida de qualquer ser humano, mas enfim, ela estava fazendo algo mais do que ficar de biquíni sorrindo e se remexendo no mesmo lugar. A crítica dele era no mínimo machista demais.
Se pensarmos um pouco como a maioria das gurias que querem muito ser famosas:

Qual o jeito mais fácil? 

a) Malhar bastante numa academia, dar risadas de coisas idiotas e responder errado a perguntas fáceis.

b) Ter 1,80 de altura, pesar 45 kg, ser uma modelo super famosa a ponto de alguma emissora te convidar para apresentar um programa de futilidades.
c) Entrar numa faculdade de jornalismo, se ferrar trabalhando para poder pagá-la, torcer para conseguir entrar numa emissora de tv e depois de um bom tempo trabalhando muito ser apresentadora de algum programa de noticias ou entrevistas.

A maioria vai pelo jeito mais fácil, mesmo que algumas não pensem como a maioria, e quando aparece uma oportunidade delas mostrarem o seu trabalho e mudarem aquela imagem horrível de que “uma mulher bonita tem que ser inútil como ser humano”, vêm mentes preconceituosas criadas pela própria sociedade e lhes dizem que elas não servem para isso, ou para aquilo.
Isso é revoltante... No mínimo!
Todos têm o direito de lutar por seus ideais, por seus sonhos. Todos deveriam ter a oportunidade de mostrar seu potencial para aquilo que desejam ser por toda a vida. Se terão competência para isso, ou não(o que já é outra história), seus esforços é que deveriam determinar isso e não a opinião de garotos machistas e demais componentes da nossa sociedade com o conteúdo e a sabedoria de um Domingão do Faustão.



P.S.Metas e sonhos, cada um escolhe o seu jeito de alcançá-los. O importante é nunca desistir deles.

7 comentários:

  1. Mais um excelente post de quem tem capacidade crítica com dissernimento... nao esperava menos.

    Só creio, Ingrid, que o próprio comentário de um dos amigos possa ter sido condicionado pela visão de regra que o próprio mundo feminino cultua atualmente(infelizmente). É comum e compreensível o julgamento e a geração do pré-conceito pelo "todo", pois nossas próprias tarefas do dia-a-dia nos deixam dormentes à capacidade de analise de contexto, fazendo com que alguns pensamentos se tornem reativos ao que vemos e não raciocinados, esclarecidos e analisados dentro de um determinado cenário.

    Realmente, muitos são plenamente capazes e ainda(em forma aditiva) tem sim excelente aparencia e físico, sendo várias vezes menosprezados e taxados como "sem cérebro" só porque cuidam bem de si mesmos, seja no físico, aparencia ou ambos. Belos exemplos disso são:

    - Sabrina: Faz papel de burrinha, mas já mostrou que é capaz e inteligente o suficiente para entender "o que" a mídia do programa onde participa que consumir.
    - Falcao: O rei do brega, que inclusive cursou Arquitetura na Federal do Ceará, mas também soube fazer uma análise de mercado e desenvolveu seu produto com grande maestria

    E, para nao me prolognar muito, e, na minha opiniao o mais inteligente de todos: Latino.

    O cara é muito inteligente. Coreógrafo, mas acima de tudo "olheiro" e empresario. Usa a carreira de cantor apenas para se manter na vitrine, mas forma talentos e compra os direitos de sucessos internacionais em ritmos populares, adapta, formata para o mercado interno e revende... e muito !!!

    Creio ainda que, graças aos que não tem a capacidade de análise que grandes mercados de franquias de programas de prateleira serão consumidos em massa(BBB, Fazenda, música da modinha, etc)... e graças aos que consomem tais produtos ouviremos por muito tempo coisas do genero:

    "- Nossa, como o Bial escreve... já viu Filtro Solar??"
    "- Muito boa essa música que o Michel Teló criou: Ai se eu te pego"

    ... e por muito tempo nos renderá muitas risadas.

    Aos que, como eu, abominam BBB, Fazenda e programas do mesmo genero e, sabidamente foram copiados de um modelo criado para o "povão" que se nega a raciocinar vai uma dica:

    Tem excelentes programas na National Geographic e no Discovery no mesmo horário.
    Além disso... está aí mais um ano de belos concursos e altos salários... e a escolha do que fazer com nosso tempo é sempre nossa... conscientes ou não de que nossas escolhas de hoje impactam decisivamente no futuro.

    Leitor: Se você prefere ficar aí sentado, com um belo copo de coca-cola na mão vendo o BBB, ótimo, show de bola mesmo. Tudo de bom para você. Acho que você tem que fazer o que lhe dá prazer, e se ainda vê futuro nisso, melhor ainda !!! Mande um vídeo e se inscreva !!! Só lembrre-se, enquanto você está vendo BBB eu estarei estudando para estes mesmos concursos... se não passar, não desanime... sempre abrem novos e a decisão estará novamente nas suas mãos.

    Nos vemos por aí !!


    Ingrid, mais uma vez, excelente post!!! E o livro, sai quando???

    ResponderExcluir
  2. Bah Que comentário maravilhoso, maior que o meu post ainda.. hahaha
    Mas bem como eu disse, muito querem fazer sucesso e entram nesse ramo "futil" não por serem obtusos, mas sim por verem aí um meio rapido e facil de chegar onde querem. Fazendo o que "povão" gosta.
    E faço minhas as suas palavras "..Leitor: Se você prefere ficar aí sentado, com um belo copo de coca-cola na mão vendo o BBB, ótimo, show de bola mesmo. Tudo de bom para você..." Mas a vida passa e Camarão que dorme na praia a onda leva. Hehehe

    Obrigada pelo carinho Scopelli, de coração. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. bom...agora vai minha opinião!! primeiramente não estou aqui para defender nada, muito menos o BBB (que nos 3 primeiros meses do ano vira moda critica-lo) enfim...95% das criticas ao BBB são hipócritas...Nosso amigo Scopelli por ex....cara te faço uma pergunta, que por incrível que pareça não vou acreditar na tua resposta...BBB que tu tanto odeia...tu negaria um convite desses??? tu que gosta de farras semanais...atravessa a grande poa por 5 horas de um funk que nem sempre está bombando como queremos...tu no BBB por ex Festas, Mulheres, Dinheiro, Mulheres, Fama (convites VIP's a festas ,mulheres e dinheiro, mais nulheres pós programa, mesmo que temporário) em troca de.."não, sou um cara culto e inteligente, e não vou colocar minha integridade em jogo, prefiro estudar" (detalhe 3 meses "parados" no programa, nada te impediria de pós o mesmo tu fazer teus concursos ou coisa do tipo) ehahehahe e faço a mesma pergunta a todos críticos de BBB e outros enlatados...repito, não estou aqui defendendo nada...mas dando um outro ponto de vista as pessoas que lá estão e são muito criticadas! quanto a Bolina, Panicats, Pampacats e outras Cats...apenas estão aproveitando a oportunidade que estão recebendo...se são inteligentes ou não...problema é delas, é mais que provado que hoje em dia o que move nossas vidas são as oportunidades e não a inteligência...prova disso (Tiririca, Lula entre tantos...) eu penso assim...alguém paga minhas contas??? não?? então que se dane a opinião das pessoas que vão me criticar se eu for fazer algo! o ser humano nasce com a crítica destrutiva na ponta da língua, é a primeira coisa que pensamos ao ver algo, onde estão os defeitos, e depois pensamos em ver as qualidades...enfim, inventaram o controle remoto hoje em dia...basta um clic e os problemas acabaram! ;) quanto ao momento do programa fútil, que o povo poderia estar lendo um livro ou estudando...esquece, estão TODOS pendurados no facebook compartilhando e curtindo um monte de coisas irelevantes heheh que parabéns pelo teu post!!! desculpe ser tão direto nas palavras!

    ResponderExcluir
  5. desculpa alguns erros de digitação, odeio isso...mas fiz na correria...

    ResponderExcluir
  6. o BBB só é bom pra quem participa. Se eu puder ganhar dinheiro vivendo 3 meses na vida boa, nas costas de milhoes de troxas que perdem seu rico tempo assistindo aquilo melhor ainda.
    Com certeza o mundo é feito de oportunidades, não são elas que definem quem somos, mas não é assim que todos pensam.
    O que eu acho ridiculo são as pessoas que criticam e inssistem em achar que porque as pessoas estão em programa futil elas não têm inteligencia e por isso têm de fazer aquilo a vida toda.

    ResponderExcluir
  7. concordo contigo Ingrid...mas como eu te disse, criticar está no DNA humano...isso é fato! se cada um se preocupasse com sua própria vida, acho que o mundo seria um pouco melhor...realmente é ridículo...e para essas pessoas só resta minha indiferença, cada um faz o que quer, se te faz feliz seja feliz...isso é o que importa! e acabo citando aquela velha e conhecida frase do que o google atribui ao Bob Marley..."Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles"

    ResponderExcluir

What do you think?